Bate papo com cliente é fundamental!

Fonte: Revista Anamaco 
por Gustavo Huber


Gastar alguns minutinhos conversando com os clientes pode ajudar a traçar as diretrizes de marketing, atrair novos clientes e vender mais.

O lojista que está querendo incrementar suas vendas tem uma valiosa ferramenta à sua disposição. 
Em pesquisas realizadas junto a consumidores de lojas de material de construção, concluímos que: 90% dos entrevistados consideram que oferecer facilidades para achar os preços, ofertas e promoções é muito importante, e 77,5% têm a mesma opinião em relação à colocação de produtos complementares junto ao principal junto aos fios devem estar a fita isolante, junto às tintas os acessórios de pintura, etc. 
Com base em pesquisas e com alguns conhecimentos de marketing, qualquer lojista pode melhorar o desempenho de seu próprio negócio.
Entretanto, o ponto de partida é sempre ouvir os clientes e observar suas reações.

Aquele bom e ve­lho batepapo com seus consumidores é uma das ferramentas mais baratas e eficazes para conduzir e manter a loja com sucesso e lucratividade.
Conhecendo bem o seu próprio negócio e estando bem informado sobre o nível de satisfação dos clientes é que se pode traçar objetivos e metas que influenciam o público consumidor. Depois disso, é muito mais fácil se comunicar com os clientes por meio de mala direta, anúncios em jornal da região e pelo telemarketing. A informação com antecedência às tendências da satisfação do cliente é fundamental para garantir o sucesso das ações.
Salientamos que o empre­sário deve conquistar a simpatia do cliente, a venda vem depois.
Quando no comando da empresa, o Comandante Rolim ficava de converse com os passageiros na sala de embarque e depois ia para o escritório com novas recomendações ao seu pessoal de marketing. Os diretores viajavam em diferentes horários e voos, como se fossem passageiros comuns e durante o vôo conversavam com a pessoa ao seu lado e durante o diálogo faziam perguntas de interesse à satisfacão do cliente. Quando algum cliente fazia algum tipo de referêcia ou observação de insatisfação sobre o atendimento ou algum serviço, imediatamente, muitas vezes da própria cabine do avião,eram passadas novas determinações ao pessoal do atendimento ao cliente, sendo muitas delas as sugeridas pelos viajantes.

Ouvindo os clientes é possível traçar um perfil que seja útil ao planejamento de qualquer iniciativa. Sem o conhecimento do público que se pretende atingir, dificilmente as ações de marketing darão certo. Desde a colocação de uma simples faixa na fachada da loja, aos programas de fidelização e promoção, consulte os clientes e peça a opinião deles a respeito.
Esta atitude já estará motivando a satisfação dele em relação ao seu negócio. 

Toda estratégia utilizada pelos lojistas deve ser sempre voltada para a satisfação e a confiança do consu­midor, logo, fidelizá-lo.
Como se pode observar, o diálogo com o cliente é fundamental para o sucesso de qualquer tipo de negócio e tamanho de empresa. 
A conversa pode ser informal, casual, como se fosse um simples bate-papo. Um exemplo disso é o famoso caso de sucesso da TAM.
Em nenhuma em­presa o sucesso ocorre por acaso, depende muito daquilo que se faz para merecê-lo. Sucesso é compreender que não existe sorte nos negócios e sim trataro cliente da forma que ele gosta de ser tratado e para isso só mesmo perguntando a eles.