DEZ CARACTERÍSTICAS DOS BONS VENDEDORES

Artigo por: Gustavo Huber

1. Persistência - Vender requer uma boa dose de persistência. Os obstáculos são comuns, mas a forma como são superados é que determinam o nível de sucesso. As pessoas mais bem sucedidas nos negócios procuraram sempre novas soluções. Persistiram e não desistiram.

2. Saber definir objetivos - Os melhores vendedores sabem o que querem conseguir e planejam para alcançar seus objetivos. Eles definem de uma forma específica e viável de preferência com datas definidas e determinam como será alcançado.

3. Fazer as perguntas certas - Vendedores eficientes fazem perguntas aos clientes para determinar as necessidades e motivação de compra do cliente. Assim, é possível discutir com mais objetividade as características e benefícios dos produtos que se adaptam melhor ao cliente.

4. Saber ouvir - Bons vendedores sabem fazer perguntas e ouvir as respostas com atenção para identificar as verdadeiras necessidades do cliente e poder ajudá-los em suas expectativas.

5. Ser apaixonados pelo seu produto - Quem gosta da empresa e do produto que vende terá muito mais facilidade para convencer outra pessoa de que vale a pena comprar. Quanto mais entusiasta você for ao demonstrar os produtos, maiores as chances de sucesso nas vendas.

6. Ser entusiasta - Bons vendedores têm atitudes positivas e contagiam com seu entusiasmo o cliente e os colegas. Bons vendedores não falam negativamente sobre a empresa ou qualquer negócio. Quando enfrentam situações negativas eles focalizam na razão dos pontos positivos.

7. Assumir a responsabilidade pelos resultados - Quem sabe vender não se deixa abater pela responsabilidade de cumprir as cotas, nem coloca a culpa nos problemas internos da empresa ou na economia. Ele sabe que é a qualidade do seu trabalho é que vai determinar os resultados para alcançar as metas com satisfação.

8. Trabalhar muito - Grandes vendedores procuram novos negócios e não ficam esperando que os negócios venham bater na sua porta. Começam a trabalhar cedo com disposição, fazem muitos contatos, conversão com muita gente dentro e fora da empresa. Capricham nas apresentações de vendas sem preocupação com o tempo.

9. Estar sempre em contato com os clientes - O contato constante ajuda a manter os clientes. Vendedores atentos usam vários artifícios para estar sempre em contato com os clientes. Enviam mensagens de agradecimentos, de aniversário, avisos de promoções, das novidades, etc. Estão sempre procurando novas formas de manter seu nome e o da sua empresa na mente da clientela.

10. Saber demonstrar o valor dos seus produtos e serviços - Nem sempre o preço é o único fator que motiva o cliente a escolher o produto ou serviço. Um bom vendedor sabe que o comprador bem informado baseia sua decisão no valor da proposta apresentada pelo vendedor, e não no preço. Saber como valorizar o seu produto para cada cliente é fundamental para fechar o negócio. Aprenda mais sobre negociação e como responder as objeções sob o preço.