MITOS SOBRE PREÇOS & MELHOR ATENDIMENTO O PREÇO FICA JUSTO
Por: Gustavo Huber

... O preço que é o problema para cliente não comprar. - É preciso equiparar os preços aos da concorrência. - É preciso reduzir os preços para atrair os clientes. – Não é possível ser vencedor numa guerra de preços. - Lojas de desconto se dão bem porque têm preços mais baixos. Etc.
A VERDADE É QUE O PREÇO NÃO É A QUESTÃO CRUCIAL. As pessoas compram muito mais por razões emocionais do que racionais. Pesquisas mostram que preço não é o problema principal, nem mesmo para clientes corporativos. - Há coisas que você pode fazer a fim de persuadir os consumidores com o preço justo. Não é preciso ter preços menores ou iguais aos do concorrente. O líder do mercado, normalmente, não é o que pratica os preços mais baixos. O que você precisa fazer é estabelecer um diferencial para seu produto. - Não há necessidade de reduzir os preços para atrair negócios. Existem evidências de que o aumento de preços pode resultar em incremento de vendas. Nem pense em guerra de preços. Elas são destrutivas e não trazem dinheiro. Podem arruinar o negócio e deteriorar o setor. Lojas de desconto podem ter boa rentabilidade, mas são em virtude de praticarem preços baixos. Na prática, elas têm uma estrutura de baixo custo e são excelentes administradoras de variações de preço e gerenciamento de negócios e cuidados com o cliente. - Lembre-se: “Dificilmente existirá alguma coisa neste mundo que alguém não possa fazer um pouco pior e vender um pouco mais barato. E as pessoas que consideram o somente o preço serão suas merecidas vítimas”.
SETE DICAS para prospectar e aumentar as vendas em épocas de crise: (1) Aumente em 20% o número de ligações realizadas por dia. – (2) Participe de palestras, eventos e encontros de network. Os clientes em potencial também estão lá. – (3) Marque um almoço, café da manhã ou coquetel com novos clientes potenciais. – (4) A conversa fica mais leve e descontraída. – (5) Levante alguns sites de clientes em potencial e navegue buscando informações. Isso vai ajudá-lo na hora da prospecção. – (6) Faça, semanalmente, uma lista de clientes a serem prospectados. Assim, você começará seu dia de trabalho com foco e direcionamento. – (7) Busque uma lista de clientes inativos da empresa e acrescente-a em sua prospecção. Você irá se surpreender com o resultado.
ATENDIMENTO: algumas dicas que você precisa saber para atuar em vendas - A prospecção de clientes é uma entre várias ações existentes nas estratégias de marketing e vendas. Tão importante quanto prospectar novos clientes é manter os
atuais. - O objetivo não é apenas atender às necessidades dos consumidores, e sim superar suas expectativas e agregar valor ao que é oferecido. - Todos querem atenção e ser respeitado, ouvido e bem tratado. As empresas que focarem o quesito Excelência no Atendimento como responsabilidade irão se diferenciar no mercado. Lembre-se: de que um bom atendimento depende de um ótimo relacionamento. Aqueles conturbados ou frustrantes têm curta duração. Para que ocorra um excelente relacionamento, sua empresa deve ter como missão superar as expectativas de seus consumidores. - Para os clientes, amigos que dão preferência em comprar da sua empresa, devem ser tratados com a devida consideração, respeitando os valores pessoais de cada um. - É possível agregar valor ao estabelecimento, otimizando o tempo, agilizando o atendimento, facilitando o acesso, tendo praticidade, cordialidade e simpatia. - O diferencial para o cliente não é apenas o valor pago no produto ou serviço adquirido, mas o valor percebido e que será demonstrado mediante o índice de sua satisfação. Satisfazer um cliente não é necessariamente vender algo por um bom preço, como muitos acham. É saber valorizar o interesse, a ideia, a opinião e o desejo do consumidor pelo produto ou serviço. - Atendimentos viciosos não costumam ser produtivos, espantam e inibem os clientes, não agregam valor ao produto
nem criam interesse, apenas despertam o “deixar para depois”. - A fórmula mágica para vender mais e melhor é o treinamento. Invista em cursos de treinamento e obtenha significativa otimização na venda e na satisfação dos clientes. Equipes treinadas estão sempre mais motivadas a vender melhor. Sem Cliente, não existe empresa!